A moto que usei nesta viagem foi uma KTM LC4 Adventure R 2001. Sou tendencioso e a considero a melhor moto do mundo para aventuras. Obviamente, não espere conforto, silêncio, ausência de vibrações e lugar para o garupa. É uma moto de rally com os acessórios mínimos para poder rodar na rua.

 
 
 

As modificações feitas na moto para esta viagem foram:

- colocação de descanso lateral: a moto, originalmente, só tem o cavalete central, que é chato de acionar e não dá boa sustentação em pisos arenosos;
 
- colocação de protetor de lateral para sustentar as malas laterais Gift: as malas, carregadas, provavelmente quebrariam as laterais, além de riscá-las, obviamente;
- colocação de top case Givi: direto no bagageiro original;
 
- colocação de malas laterais Gift.

Além disso, a moto passou por criteriosa revisão geral, que incluiu:

- troca de óleo (Motul Sintético);
 
- troca dos filtros (óleo e ar);
- troca de todos os cabos de comando;
 
- troca de pneus (Pirelli MT90)
- troca de câmaras (Pirelli Cross, reforçadas);
 
- troca de relação completa (Vaz e D.I.D)

A revisão da moto foi feita na oficina MOTO IMPORT (em Campinas/SP, fone 19-3237-9362). A MOTO IMPORT tem experiência em preparação de motocicletas para competições on e off-road, além de já ter preparado motos para diversas viagens/aventuras/expedições, inclusive uma Brasil-EUA do amigo Brian, de XTZ750 (www.bryo.net). Além de competentes, são honestos. Recomendo.

Recomendo também os serviços da Mecânica Poppi (Campinas/SP, fone 19-3272-0138), que desenvolve e constrói peças especiais para motocicletas. Foi lá que fiz o descanso lateral, o suporte para os maleiros e os espelhos retrovisores da KTM.

Em aproximados 7700 km de viagem, minha moto apresentou apenas problemas menores, como:

- queima de lâmpada do farol baixo: não havia sido trocada na revisão, penso que foi queima por desgaste natural;
- quebra do suporte do sensor do Tripmaster: não é peça original, era de um hodômetro Totem que adaptei na moto;
- quebra do cabo da embreagem: causada por defeito no parafuso da regulagem da embreagem, que fazia com que o cabo corresse por um canto vivo no manicoto. Considero como falha por desgaste natural também.

Na volta, foram observados os seguintes desgastes:

Pneu dianteiro:
prof. do sulco, novo: 4 mm; após a viagem: 3 mm;
Pneu traseiro:
prof. do sulco, novo: 8 mm; após a viagem: 4 mm;
Relação:
não necessitou ajustes na corrente; coroa e pinhão com aparência de novos;
Óleo do motor:
não baixou nível e conservou-se claro; não foi feita troca durante a viagem.

Sobre as motos dos companheiros de viagem:

Suzuki DL1000 VStrom

Proprietário: Marcelo e Karla

Problemas apresentados na viagem: nenhum.

Características favoráveis: conforto, consumo, injeção eletrônica, potência de sobra.

Características desfavoráveis: tamanho, peso, autonomia.




 

Suzuki DR800S

Proprietário: Marco Polo

Problemas apresentados na viagem: pequeno consumo de óleo.

Características favoráveis: confiabilidade, simplicidade mecânica.

Características desfavoráveis: peso.

 

Yamaha XT660R

Proprietário: Erlon

Problemas apresentados na viagem: sucessivas panes secas.

Características favoráveis: consumo, injeção eletrônica.

Características desfavoráveis: potência, aerodinâmica, falta de bagageiro, tanque minúsculo.

Ficha técnica resumida das motos

 
KTM LC4 Adv
Suzuki VStrom
Suzuki DR800S
Yamaha XT660R
tipo de motor
monocilíndrico
V-2
monocilíndrico
monocilíndrico
cilindrada (cc)
625
996
779
659
potência (cv)
56 a 7500 rpm
100 a 7600 rpm
55 a 6600 rpm
48 a 6000 rpm
torque (kgf.m)
5,5 a 5500 rpm
10,3 a 6400 rpm
6,3 a 5400 rpm
6,0 a 5250 rpm
alimentação
carburador
injeção eletrônica
carburadores
injeção eletrônica
válvulas por cilindro
4
4
4
4
Câmbio (marchas)
5
6
5
5
Peso a seco (kg)
154
207
194
165
Curso susp. diant. (mm)
270
160
240
225
Curso susp. tras. (mm)
320
162
220
200
Pneu dianteiro
90/90-21
110/80-19
90/90-21
90/90-21
Pneu traseiro
140/80-18
150/70-17
130/80-17
130/80-17
Freio dianteiro
simples 320 mm
duplo 310 mm
simples 300 mm
simples 298 mm
Freio traseiro
simples 220 mm
simples 260 mm
simples 250 mm
simples 245 mm
Tanque de combustível (L)
30
22
24
15
Velocidade máxima (km/h)
170
200
160
165