A
moto que usei
nesta viagem foi uma KTM LC4 Adventure R 2001. Sou tendencioso e a
considero a melhor moto do mundo para aventuras. Obviamente, não
espere conforto, silêncio, ausência de vibrações
e lugar para o garupa. É uma moto de rally com os acessórios
mínimos para poder rodar na rua.
As modificações
feitas na moto para esta viagem foram:
-
colocação de descanso lateral: a moto, originalmente,
só tem o cavalete central, que é chato de acionar
e não dá boa sustentação em pisos
arenosos; |
|
-
colocação de protetor de lateral para sustentar
as malas laterais Gift: as malas, carregadas, provavelmente
quebrariam as laterais, além de riscá-las, obviamente; |
-
colocação de top case Givi: direto no bagageiro
original; |
|
-
colocação de malas laterais Gift. |
Além
disso, a moto passou por criteriosa revisão geral, que incluiu:
-
troca de óleo (Motul Sintético); |
|
-
troca dos filtros (óleo e ar); |
-
troca de todos os cabos de comando; |
|
-
troca de pneus (Pirelli MT90) |
-
troca de câmaras (Pirelli Cross, reforçadas); |
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-
troca de relação completa (Vaz e D.I.D) |
A revisão
da moto foi feita na oficina MOTO IMPORT (em Campinas/SP, fone 19-3237-9362).
A MOTO IMPORT tem experiência em preparação de
motocicletas para competições on e off-road, além
de já ter preparado motos para diversas viagens/aventuras/expedições,
inclusive uma Brasil-EUA do amigo Brian, de XTZ750 (www.bryo.net).
Além de competentes, são honestos. Recomendo.
Recomendo
também os serviços da Mecânica Poppi (Campinas/SP,
fone 19-3272-0138), que desenvolve e constrói peças
especiais para motocicletas. Foi lá que fiz o descanso lateral,
o suporte para os maleiros e os espelhos retrovisores da KTM.
Em aproximados
7700 km de viagem, minha moto apresentou apenas problemas menores,
como:
-
queima de lâmpada do farol baixo: não havia sido
trocada na revisão, penso que foi queima por desgaste
natural; |
|
-
quebra do suporte do sensor do Tripmaster: não é
peça original, era de um hodômetro Totem que adaptei
na moto; |
-
quebra do cabo da embreagem: causada por defeito no parafuso
da regulagem da embreagem, que fazia com que o cabo corresse
por um canto vivo no manicoto. Considero como falha por desgaste
natural também. |
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|
Na volta,
foram observados os seguintes desgastes:
Pneu
dianteiro: |
prof.
do sulco, novo: 4 mm; após a viagem: 3 mm; |
Pneu
traseiro: |
prof.
do sulco, novo: 8 mm; após a viagem: 4 mm; |
Relação: |
não
necessitou ajustes na corrente; coroa e pinhão com aparência
de novos; |
Óleo
do motor: |
não
baixou nível e conservou-se claro; não foi feita
troca durante a viagem. |
Sobre
as motos dos companheiros de viagem:
Suzuki
DL1000 VStrom
Proprietário:
Marcelo e Karla
Problemas
apresentados na viagem: nenhum.
Características
favoráveis: conforto, consumo, injeção
eletrônica, potência de sobra.
Características
desfavoráveis: tamanho, peso, autonomia. |
|
|
|
Suzuki
DR800S
Proprietário:
Marco Polo
Problemas
apresentados na viagem: pequeno consumo de óleo.
Características
favoráveis: confiabilidade, simplicidade mecânica.
Características
desfavoráveis: peso. |
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|
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Yamaha
XT660R
Proprietário:
Erlon
Problemas
apresentados na viagem: sucessivas panes secas.
Características
favoráveis: consumo, injeção eletrônica.
Características
desfavoráveis: potência, aerodinâmica, falta
de bagageiro, tanque minúsculo. |
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Ficha
técnica resumida das motos
|
KTM
LC4 Adv |
Suzuki
VStrom |
Suzuki
DR800S |
Yamaha
XT660R |
tipo
de motor |
monocilíndrico |
V-2 |
monocilíndrico |
monocilíndrico |
cilindrada
(cc) |
625 |
996 |
779 |
659 |
potência
(cv) |
56
a 7500 rpm |
100
a 7600 rpm |
55
a 6600 rpm |
48
a 6000 rpm |
torque
(kgf.m) |
5,5
a 5500 rpm |
10,3
a 6400 rpm |
6,3
a 5400 rpm |
6,0
a 5250 rpm |
alimentação |
carburador |
injeção
eletrônica |
carburadores |
injeção
eletrônica |
válvulas
por cilindro |
4 |
4 |
4 |
4 |
Câmbio
(marchas) |
5 |
6 |
5 |
5 |
Peso
a seco (kg) |
154 |
207 |
194 |
165 |
Curso
susp. diant. (mm) |
270 |
160 |
240 |
225 |
Curso
susp. tras. (mm) |
320 |
162 |
220 |
200 |
Pneu
dianteiro |
90/90-21 |
110/80-19 |
90/90-21 |
90/90-21 |
Pneu
traseiro |
140/80-18 |
150/70-17 |
130/80-17 |
130/80-17 |
Freio
dianteiro |
simples
320 mm |
duplo
310 mm |
simples
300 mm |
simples
298 mm |
Freio
traseiro |
simples
220 mm |
simples
260 mm |
simples
250 mm |
simples
245 mm |
Tanque
de combustível (L) |
30 |
22 |
24 |
15 |
Velocidade
máxima (km/h) |
170 |
200 |
160 |
165 |