05/01/06: Antofagasta/CHI

Hoje não tem que acordar cedo. Nos encontramos no "desarranjo", umas 9h00 da manhã. Vamos caminhar pela cidade e achar um restaurante bacana pra almoçar.

Passamos por alguns museus, mas não damos sorte. Ou estão em reforma, ou fechados. Passamos por belas praças, belos prédios. Pegamos a avenida beira-mar e atravessamos a cidade toda a pé. Não achamos um restaurante que nos apetecesse. Vamos voltando, caminhando.

Paramos numa loja de conveniência de posto de gasolina e compramos umas cervejas. Quando abrimos, a faxineira avisa que não pode beber lá. Na rua, também não. Por que raios então nos vendem cerveja? A caixa então nos dá copos descartáveis de Coca-Cola pra disfarçar, e saímos à rua. Seguimos caminhando. Tem um militar parado no ponto de ônibus. O Marcelo não sabe se não é um "carabinero" e na dúvida vira toda a sua cerveja, pra não ser preso. Foi engraçado...

Seguimos caminhando e, com fome, após horas andando, paramos numa sorveteria/lanchonete qualquer, onde eu descubro que o lanche americano deles vem com a gema do ovo mole, o que é muito prático para se ingerir um sanduíche. Quando saímos da lanchonete, descobrimos que estamos na esquina do nosso hotel. Depois de rodar a cidade toda...

No meio da tarde, pegamos as motos e vamos procurar o Portal de Antofagasta, que fica ao Norte. Logo na saída do hotel, Marcelo leva uma senhora fechada de um táxi.

Táxis não seguem as mesmas leis de trânsito que os motoristas comuns no Chile, é bom ficar avisado. De qualquer pista que estejam, numa larga avenida, eles têm a prerrogativa de ligar o pisca alerta e cruzar toda a pista para deixar ou pegar um passageiro.

Pegamos a avenida beira-mar e chegamos ao Portal, que é muito bonito.

Portal de Antofagasta

Nós e as motos no Portal. Da esq. p/ a dir.: Erlon, eu e Karla

Além do Portal em si, a costa toda é bonita, com areia muito branca e cheia de falésias.

Saímos da área do Portal e pegamos a "Costanera" no sentido Sul, pra conhecer o outro lado da cidade, que é mais bonito que o Norte, que é o lado do porto.

No Sul há um grande e belo quartel do Exército, onde o Erlon quis tirar umas fotos, militar que já foi.

Neste ir e vir da "Costanera", encontramos um shopping, placas alertando sobre tsunami e uma diversidade de carros bacanas. Eu e o Marcelo, principalmente, que adoramos 4x4, ficamos babando com os "traçados" dos chilenos. Eles têm infinitas mais opções do que nós brasileiros neste sentido. Além dos carros serem baratos, já que em nenhum outro lugar do mundo temos a carga de imposto daqui do Brasil.

Vamos pro hotel, tomamos banho, pegamos as motos de novo e vamos jantar. Escolhemos o shopping. Resolvo comer algo típico do país: empanadas do McDonald's...

Voltamos pro hotel e fomos dormir.